Volta às aulas em 2021

Sim, a volta às aulas em 2021 é muito diferente dos anos anteriores.

 

6 alunos e 1 professora em sala de aula neste momento de pandemia
Exemplo de sala de aula neste momento de pandemia

 

Normalmente estaríamos vivendo aqui a preguiça do fim de férias, a correria para a compra do material escolar, calculando de novo o tempo do trajeto até a escola, organizando a agenda para as tarefas de casa, vendo o estoque de curativos para joelhos ralados…ou seja, literalmente a volta às aulas em 2021!

Pois bem, as aulas voltaram por aqui! Dia sim, dia não. Com lição de casa reforçada no dia não, com preocupações diferentes. Os cuidados agora vão além do protetor solar e repelente. As recomendações infinitas para a troca de máscara, brincar sem ficar muito perto dos amigos no parque, lavar as mãos mil vezes, o álcool que escreve com ‘A’ e está por toda parte.

O novo normal é se adaptar o tempo todo e, vamos nos adaptando.

Da mãe que saía do trabalho para buscar o filho muito elegante em 2019, de salto alto, camisa e calça de alfaiataria, sigo agora no melhor estilo home office, com roupas muito confortáveis além, é claro, de bonitas.

 

Atividades diárias de uma mãe antes e  depois da Pandemia.

 

Mamãe vestida de azul antes da pandemia e com uma calça jeans e camisa xadrez durante a pandemia

 

A vida agora exige mais flexibilidade e praticidade. Conviver mais com o filho, acompanhar de perto seus aprendizados, buscar alternativas para que ele interaja com amiguinhos de maneira virtual, igual a mamãe nas reuniões on line, tem sido rotina aqui.

 

mamãe com uma camisa xadrez na frente do computador trabalhando em home office
Um exemplo de mãe em home office.

 

Nos dias de aulas, meu filho volta radiante, muito animado, falando ato, com mil histórias. Nestes dias, a mamãe aqui consegue se organizar e conciliar muito melhor todos os papéis que a pandemia juntou, que desafiam a gestão do tempo e a sanidade mental mesmo.

 

Adaptação das mães ao Home Office.

 

O trabalho corporativo migra para o home office com uma intensidade maior, em volume e responsabilidade. Cuidar da casa, gerir vida pessoal e profissional, executar no dia as atividades básicas da família(antes feitas por outras pessoas), mesmo com apoio, é bastante desafiador.

Tive momentos de exaustão aqui e percebi que precisava de minha própria ajuda, para lidar com este turbilhão na prática.

Todos precisamos estar bem em casa, até para manter a imunidade alta. Então, a mamãe aqui requer cuidados e contratei meus próprios serviços de coach: atualizei meus exercícios de autoconhecimento, revi valores e metas, desenhei meu plano de ação para estes tempos desafiadores. Flexível, é claro, mas focado naquilo que é mais precioso.

Retomei a atividade física, que havia abandonado no início da pandemia; reservei tempo para cuidar eu mesma das minhas unhas; ganhei praticidade e leveza cortando os cabelos; mantenho todos os dias uma maquiagem leve e roupas que gosto muito (chemises e macacões estão em alta aqui); reservei tempo para ver um filme ou série toda semana.

Longe de fazer tudo o que eu quero, foco no que é possível e dou atenção a estes momentos, curto de verdade. Isso reserva minha energia, me deixa animada assim como meu filho quando volta da escola.

Muitas voltas, retomadas e planos permeiam este momento. Alguns já estou fazendo, outros planejei para mais adiante. A esperança que a vacina traz, a consciência de que este momento vai passar, a vontade de viver o melhor que puder neste momento, e não apenas sobreviver.

A volta às aulas voltou e a vida segue dentro das possibilidades. A lição de casa de hoje é: dê atenção ao que te faz bem!

 

Autoria: Janaína Menezes Côrrea

Coaching & PNL

@janainacorreacoach