Roupas femininas dos anos 60

 

Mulher ruiva usando uma look dos anos 60

A indumentária dos anos 60, carregando cores vibrantes e chamativas, trouxe ao look feminino dessa época uma característica única. As roupas femininas dos anos 60 sempre foram cheias de criatividade, alegria e alto astral.

As festas também nunca deixavam a desejar, onde se poderia ousar nas peças e mostrar toda sua personalidade, o que não era pouca nesse período.

As tendências desse estilo não só se seguiam pela personalidade das pessoas, mas também por ser uma fase crescente no Rock and Roll. Isso também esteve presente nas vestimentas.

O estilo feminino dos anos 60 ia, muitas vezes, contra as regras e valores da época, o que deixou mais marcante os looks 60 ‘s.

Roupas dos anos 60

Como em todo estilo, esse também não deixou de ter suas tendências que, até hoje, fazem parte de muitos guarda roupas por ai.

  • Cores vibrantes

Era uma aposta sem erro. Peças de cores alegres e festivas adornavam o corpo das mulheres, e complementavam seu estilo com um toque de elegância e fluidez.

  • Vestido reto e solto

Essa era uma das peças atemporais coringa dessa época, muito usado nas festas. Mas claro que acessórios não poderiam faltar para finalizar o look.

  • Poá

Talvez essa seja a característica mais marcante das roupas dos anos 60. Contudo, o poá é, até hoje, utilizado em festas temáticas onde você quer mostrar que realmente entrou no túnel do tempo da moda.

  • Saia rodada

Aposte em um bom tecido e com um volume legal, dando aquele ar meio pin-up em seu look.

  • Minissaia

Sendo uma das peças até hoje utilizadas, essa veio para ousar e ir contra as regrinhas que eram ditadas. No look feminino dos anos 60 para festas mais descontraídas, era uma peça chave e charmosa.

  • Hot Pants

Esse era o traje de banho. Parte de baixo mais alta juntamente com um top tomara que caia.

  • Vestidos Trapézio

Modelo com a saia mais larga, apostava em formas geométricas em suas confecções, o que deixava a peça mais chamativa e ousada.

Look para festa dos anos 60

Vestidos, saias, calças e uma tendência espacial! O que veio a tornar as festas dos anos 60, junto com os looks femininos, um verdadeiro alvoroço.

O uso e abuso de cores, formas geométricas nas roupas e acessórios, assim como a chuva de prata nas peças, faziam as roupas dos anos 60 mostrarem um pouco de tudo que esse estilo tinha a oferecer.

A tendência espacial veio na forma do exagero (sem pecar) do brilho nas roupas e acessórios, o que não destoa em nada nas grandes festividades. Muito pelo contrário, mostrava-se como um acréscimo para aquele evento.

Os acessórios geométricos e ousados falam por si, exibindo criatividade e personalidade ao se usar. Mas não vamos nos esquecer das pérolas! Dando um ar fino às combinações.

Enfim, era um mix de escolhas para se ousar e manter-se na moda, sem perder sua autenticidade e gosto pessoal.

Roupa Feminina estilos anos 60

Anteriormente, mencionamos algumas das tendências que marcaram os looks femininos.

Isso era algo que cabia tanto para mulheres mais ousadas quanto para as mais românticas, e que queriam um ar de feminilidade em suas roupas, ou o que chamamos de pin-up, feminino e atenuante nas curvas.

Os vestidos, peça chave dessa época, eram uma grande carta na manga. Pois atendiam os mais variados gostos e tipos, fosse um mais chamativo ou mais delicado.

As saias comumente usadas podiam ser curtas ou mais alongadas e volumosas, isso dependerá do estilo pessoal ou ocasião. Mas, de fato, não saia do vestuário feminino.

A calça cigarrete, estilo colado e mais ousado, puxado para o lado Rock and Roll ficava por conta de mulheres que não queriam só vestidos e saias, queriam algo mais libertador, ousado, e que atenuasse a forma.

Estilos anos 60, 70 e 80 feminino

Como comentamos sobre o estilo e os looks femininos dos anos 60, vamos dar um passo à frente e falar dos anos 70 e 80, o que diferenciou ou influenciou um do outro, e assim por diante.

Em meados dos anos 70 e 80, os vestidos e saias deixaram de ser os únicos a se destacarem no guarda roupa feminino. As mulheres gostavam de seguir tendências e, a essa altura, a moda hippie fazia sucesso.

Deixando de lado vestidos estruturados para usarem vestidos mais leves, soltos e despojados, despretensiosos. Sem dúvida, isso seguia o ideal daquela época revolucionária.

As mulheres começaram a usar calças bocas de sino, saias longas, aderiram aos coletes de couro e muito mais. Aliás, essa peça, antes, era tida mais como masculina em meados dos anos 60.

Quando o movimento Hippie foi  ficando pra trás, e dando as boas vindas à Discoteca, as mulheres começaram a moldar sua indumentária, trocando vestidos soltos para os justos e coladinhos.

Assim como calças com cintura alta e justas no corpo, as conhecidas como Disco Pants.

Nessas épocas, peças voltadas ao movimento Punk e Rock and Roll tiveram grande ascendência, principalmente as peças em couro e tons mais escuros.

Roupas dos anos 60 – Conclusão

Estilos que transcenderam o tempo, e até hoje se mostram verdadeiramente fixados na moda atual. Seja qual for o estilo que se adapta a você, antes, ele passou por essas décadas, moldando uma vasta escolha de estilos e gostos para cada um.

Apesar de muitas vezes, enxergarmos essas vestimentas mais como “temas para festas”, elas influenciaram e influenciam muito do que a moda é hoje. Por isso, são um verdadeiro marco fashionista.

Onde o passado se faz presente e traz com ele ideias e designs para todos os estilos, incluindo não só história nas peças, como uma autêntica forma de se expressar também.

E acredite, seja qual for seu estilo hoje, ele tem sim traços desses anos, seja na pegada de um acessório, ou na estampa de um tecido, sem dúvida, estão intrinsecamente ligados.

Mesmo sendo um estilo antigo, ele não é velho. Ainda há muitos que preferem o estilo vintage do que a moda atual, dando uma pegada de volta no tempo.

Mas, de certo modo, nos tempos atuais, isso cai super bem. Pois a mistura de estilos e gostos passados ou novos, é que molda os dias de hoje.

Mas… e aí, qual foi sua época favorita?