
O chemise é o nome dado ao Vestido Camisa, resumidamente contando.
Como “One Piece”, originalmente tinha comprimento até o joelho e botões na frente com colarinho similar a camisa Oxford.
Mas vocês sabem como surgiu o vestido chamise?
Surgiu no mundo da moda próximo aos anos 1890 e se tornou mais popular durante a Grande Depressão nos anos 20. Com a economia escassa, era mais difícil o acesso às matérias primas têxteis, surgindo assim este modelo simples de camisa longa, onde utilizava pouco tecido com modelagem reta e botões por toda a frente, até então sendo considerada uma “peça de baixo”, o que no primeiro momento chocou aos mais tradicionais.
Na década de 50 o vestido chamise ficou muito conhecido na série I love Lucy, usado pela atriz Lucille Ball. Este modelo marcou a moda e se repete a décadas sempre com as “atualizações”, mas a essência sempre firme, como podemos ver no clipe Don’t Speak da banda No Doubt, usado pela vocalista Gwen Stefani já nos anos 90.

Nos anos 60 o vestido chamise se tornou tendência com a marcação da cintura, utilizando-a com cinto, tornando o modelo mais feminino. Já nos anos 70 o modelo chamise cresce com variação de comprimento e, dependendo dos acessórios e calçados, o look era usado em qualquer horário do dia, passando por diferentes eventos, se tornando assim peça essencial.

Vestido Chamise – saiba mais como utilizar esta peça atemporal!
O vestido estilo chamise é uma peça curinga atemporal, mas é necessário ficar atenta à algumas dicas para que ele caia bem em todas as silhuetas.
Quem possui o busto maior evite bolsos e babados na região, para que não atraia a atenção ainda mais para a região volumosa, e assim equilibrar e suavizar o look.
E para quem não quer destaque para a barriguinha, cintos do próprio chemise ou como acessório, ajudará a marcar a cintura colocando as curvas no centro do corpo e mantendo o caimento confortável e fluído.
Falando agora sobre alturas, você que é mais baixa opte por calçados mais abertos, com cores neutras e modelos mais curtos de chemise com saltos mais altos. Já as mais altas e longilíneas podem arriscar usando modelos mais longos e sapatos que se destaquem sobre o modelo de vestido chemise.

Pode ser utilizado sozinho, como já vimos, ou com sobreposições que irão valorizar o visual.

Para quem gosta de brincar com a combinações e inovar na utilização da peça, basta adicionar uma saia sobre o chemise, ou um maxi cardigã. Ou então amarre uma camisa na cintura e o look com o vestido chamise terá um ar mais despojado e fashion.

Veja alguns looks e-dress que podemos usar diariamente, principalmente no outono onde temos no mesmo dia calor e um final de tarde mais fresquinho.
LOOK 1 – Chemise com cinto para marcar cintura, pode ser usado com o scarpin mais social, passando por Anabela até mesmo sapatilhas, trazendo mais conforto ao look.


LOOK 2 – Chemise branca casando perfeitamente com um jeans slim, adicionando um tênis para visual comfy ou sandálias para alongar mais as pernas.

LOOK 3 – Chemise preta, usado totalmente aberto como sobreposição do look (shorts lisos com regata PB em decote V, valorizado pelo colar), trazendo movimento e elegância para dias mais fresquinhos de outono. Adicione sandália mais abertas para destacar às pernas ou modelos mais fashion para noite, como um mule brilhante.

Cintia Malateaux
Designer e Estilista de Moda
https://www.instagram.com/dragonfly.fashiondesigner/
Referências:
www.stealthelook.com.br
www.mulheresdomundochic.com.br
www.bloeschemises.com.br
www.mulheresversusmoda.com
Imagens: Pinterest
Livro: Moda: o curso prático e essencial (Erika Stalder)
Calçados:
• Look 1
Anabela azul – www.quintavalentina.com.br
Sapatilha animal print cobra – www.quintavalentina.com.br
Sapatilha animal print onça – www.missshoes.com.br
Scarpin nude – www.dannimiranda.com.br
• Look 2
Sandália branca – www.quintavalentina.com.br
Tênis – www.missshoes.com.br
• Look 3
Mule brilho – www.dannimiranda.com.br
Sandália vermelha – www.quintavalentina.com.br
Deixe uma resposta