De maneira ultrajante e com um viés descolado, com roupas femininas super coloridas dos anos 80, e sempre muito estampadas e os excessos, possuíam o intuito de demonstrar a ousadia e chocar uma sociedade em prol da liberdade de expressão.
A geração dos anos 80 teve sua marca registrada eternamente na história do mundo.
Aliás, tanto estilo anos 80 feminino, quanto as roupas masculino anos 80 fizeram história.
Além disso, não se abalou com os momentos de crise sofridos pelo mundo, inclusive marcado por guerras.
Ao contrário, usou a arte e a forma de se comportar como modo eficiente de expressão. E criou uma linguagem visual que até os dias de hoje as pessoas apreciam.
Além disso, alguns aspectos, até copiadas pelas novas gerações com tendências que permanecem 40 anos depois.
Roupa dos anos 80
Numa Era em que os estilos de discoteca e rock’n roll estavam em plena ascensão, a roupa do ano 80 feminina, o cabelo e o estilo de vida marcantes, sem dúvida, eram as melhores maneiras de expressão dos jovens desta época.
Peças em neon, mangas bufantes, ombreiras, roupas largas, poás, sobreposições, brilhos, paetês, polainas, colãs, peças de lycra e pochetes faziam parte da moda. Além disso, quanto mais variações eram feitas, mais aderente à proposta da época.
Ademais, é interessante notar que apesar de ser um marco histórico no modo exagerado de se vestir.
E, de um modo geral, de enfrentar a vida, com uma dose de modernidade e glamour, as roupas, maquiagens e cabelos desta época voltaram com força total em tendências, e referências para os dias atuais.
Roupa de academia anos 80
O fitness style que conhecemos hoje, como leggings, camisões, all star, são heranças deste momento, que de forma bem colorida, marcaram esta época.
A vida fitness se tornou também um estilo de vida, com a ginástica aeróbica em alta nas academias de todo o mundo. Ou ainda com fitas de vídeos para os que optavam por fazer exercícios em casa.
O jeans foi o maior advento dos anos 80. E hoje, é democraticamente comum em todas as camadas da sociedade. Assim como em todos os sexos e idades.
Não poderia deixar de lembrar, das estampas – hoje glamourosamente chamadas de animals print – de onças, leopardos e zebras. Elas se misturavam com neon, manga bufante, e o que mais tivessem direito.
A grande diferença na comparação dos dias atuais com os anos 80 é que, no passado, a calça jeans era de cintura bem alta – inclusive para os homens. Mas, ao longo do tempo, foram se tornando cinturas cada vez mais baixas.
É também verdade que vez ou outra as cinturas médias e altas ganham espaço nos armários femininos.
Roupas femininas dos anos 80
Outras peças femininas usadas nos anos 80 que foram um sucesso no passado foram os terninhos, e se explica com uma dose de história e política.
A entrada das mulheres no mercado de trabalho que, até então, era ocupado apenas por homens, começou a ser um movimento cada vez mais comum de representatividade do empoderamento feminino.
As mulheres inquietaram-se em se contentar apenas com os afazeres de casa e a dependência financeira que coexistia entre esposas e maridos.
Assim, efetivamente lutaram contra o Estado para que fosse possível mulheres ocuparem cargos em empresas, fábricas, lojas, dentre outros.
É neste momento que a roupa social – e o terninho – se tornaram tão comuns e requisitadas pelas mulheres dos anos 80, e que estende até os dias atuais.
Aliás, tem até variações de cores, comprimentos, formatos, mas mantendo a essência do social moderno e do street style.
Se hoje, há uma febre pelas peças femininas em alfaiataria, este agradecimento deve ser direcionado aos anos 80.
Pois a década lançou esta tendência cobiçada pelas mulheres mais elegantes, e adotadas por referências femininas mundiais, como a Lady Di.
E no viés da Lady Di, ela é a melhor representação de elegância e modernidade desta década. Pois, apesar de seguir os protocolos de vestimenta da Realeza Inglesa, apresentava-se com looks cheios de personalidade, cores, tecidos e estampas.
Os acessórios também não ficavam de fora da proposta fashionista da época, e se hoje o “menos é mais”, no passado o “mais era mais”.
Com a influência de figuras como Madonna, o exagero com mix de brincos, colares, pulseiras e faixas no cabelo de formas, com cores e tamanhos diferentes eram deslumbrantes.
Estilo feminino no anos 80
Interessante que as franjas, os mullets e o gel no cabelo que traziam um aspecto de cabelo molhado eram uma verdadeira febre, e faziam parte do look anos 80 feminino para festa.
Os cortes em formato “poodle”, com uma característica esvoaçante ou os cabelos coloridos, volumosos e ultra desejados, se tornaram extremamente comuns entre as mulheres que queriam passar um ar de descoladas, e “sem tempo” para arrumar os cabelos.
Sem contar que as maquiagens seguiam a mesma linha do “mais é mais”, que de forma dramática, com cores vibrantes e traços muito marcados, é a inspiração atual para maquiagens coloridas e existem graças aos anos 80.
Para os homens, os topetes enormes e as roupas neon eram tendência. As camisas estampadas com slogans e jaquetas bomber que inclusive, nunca saíram de moda, eram as mais almejadas por eles.
Dos tênis Air Jordan às silhuetas largas de hip hop, da ascensão do heavy metal com moicanos espetados aos cortes de cabelos grandes com gel penteado para trás.
De uma forma sucinta, algo que marcou a década oitentista foram roupas altamente coloridas e descontraídas, muitas vezes com desconexão entre as peças e que quanto menos combinassem entre si, melhor seria a composição do look.
Roupas década de 80
Nesta fase, não apenas as roupas, mas também os nomes de bandas épicos e piegas eram bem-vindos, com o pretexto de que o mais importante era ser criativo e acima de tudo, descolado e fora do padrão.
As regras de comportamento e moda eram completamente flexíveis, sendo que o diferente, era a bola da vez.
É cômico que a indústria cinematográfica, no sentido de também provocar uma revolução cultural, tem apostado em produções visivelmente inspiradas nos anos 80. Aliás, de maneira surpreendente, foi aceita pelo público geral.
Assim, podemos ver uma famosa série Stranger Things que retrata este modelo de expressão adotado no passado.
Enfim, os anos 80 sempre serão o marco histórico de criatividade e ousadia na cultura popular. Afinal, eles oferecem referências mundiais continuam servindo de inspiração para os dias de hoje.
Deixe uma resposta