Sabe aquele look básico que você olha no espelho e não vê nada de especial?
Um Look que precisa de um “up”, algo especial que se destaque …, eles precisam de um leve toque de estilo, um modo de usar diferente ou uma composição que possam transformá-lo e deixá-lo cheio de personalidade, glamour e sofisticação.
Quando pensamos no termo look básico pensamos logo, no “pretinho básico” e na combinação jeans e camiseta branca não é mesmo ?! E vocês sabem como eles surgiram?
“UMA MULHER PRECISA DE APENAS DUAS COISAS NA VIDA: UM VESTIDO PRETO E UM HOMEM QUE A AME”. COCO CHANEL
O “pretinho básico” tomou destaque quando Chanel, em 1926, publicou uma ilustração do primeiro vestido, dentre tantos que viram a seguir.
Até meados dos anos 20 as mulheres utilizavam do preto como sinal de luto, símbolo de retiro, perda e tristeza… e esta imagem foi desconectada após a 2ª Guerra onde todos passavam por dificuldades financeiras, e as mulheres até então caseiras ,cuidando do lar e da família se viram obrigadas a trabalhar fora de casa, assim levando o pretinho básico como look de trabalho na necessidade de roupas mais sérias, também como os looks de duas peças até então utilizadas apenas pelos homens.
Porém só foi ficar realmente famoso em “ Bonequinha de luxo” no corpo da atriz Audrey Hepburn, em 1961, se tornando item de desejo de milhares de mulheres.
O Jeans nem sempre foi tecido de vestuário, Levi Strauss (comerciante) em 1973, com Jacob Davis (alfaiate) observaram que mineradores necessitavam de maior resistência na roupa de trabalho e assim, utilizaram uma lona que servia para cobrir carroças, na cor marrom clara, e adicionaram rebites cobre o que foi um grande sucesso.
Assim criaram a Levi’s, e lançaram o modelo até hoje famoso na marca, o jeans levi’s 501. Tornando-o ainda mais popular após a publicação da peça na revista Vogue, deixando o estereótipo de uniforme de trabalho para trás e inserindo no guarda-roupas como peça curinga.
Esse item passou por inúmeras releituras ao decorrer das décadas, tendências e estilos, porém nunca deixou de ser essencial no armário de todos o velho e bom jeans tradicional.
Já a camiseta teve origem na marinha, como item underwear por volta de 1900. Existe uma lenda que os capitães mandavam costurar mangas nas camisetas de baixo (assim chamadas as regatas usadas por baixo de camisas) para que estivessem sempre alinhados perante a visita da realeza.
Um ícone que a deixou famosa foi Marlon Brando no filme Uma Rua Chamada Pecado, de 1951, e dali em diante homens, mulheres, universidades começaram a utilizá-la com moda básica e essencial no guarda-roupas de todos.
O Pretinho Básico, Jeans e Camiseta são ítens essenciais, com toque básico e clássico!
Aí vão algumas sugestões para montar looks incríveis com essas peças, sem perder a praticidade que elas nos trazem.
“Pretinho Básico”
Sugestões:
1: adicione um blazer feminino color para dar destaque e scarpin nude com spikes e salto quadrado fugindo do modelo clássico.
2: adicione um colete em alfaiataria preto e um colar vermelho, nos pés um scarpin nude, ficando o destaque para o colo.
“Calça jeans + camiseta”
Sugestões:
1. Adicione um blazer feminino leve e despojado de listras, maxi colar de predaria e metal e mule nude deixando o destaque para porção superior do look.
Espero ter inspirado vocês a transformar looks básicos em looks incríveis, que podem ser utilizados do trabalho ao happy hour, um jantar, cinema…
No dia a dia precisamos ser práticas, sem deixarmos nosso brilho se apagar! Um guarda-roupa inteligente cheio de possibilidades é tudo que queremos!
Cintia Malateaux
Designer e Estilista de Moda
https://www.instagram.com/dragonfly.fashiondesigner/
Referências:
Livro: Moda – Um curso prático e essencial (Erika Stalder)
www.almanaque.folha.uol.com.br
www.plataoplomo.com.br
www.gizmodo.uol.com.br
www.levi.com.br
Calçados:
Sugestão Look 1 e sugestão 1 look 2 – www.dannimiranda.com.br
Sugestão 2 e 3 Look 2– www.missshoes.com.br
Deixe uma resposta