Sim, você sempre será vítima da Moda!

Você é vitima da moda? Ou será que todos nós somos um pouco vítima da moda?

A fala “Acha que isso não tem nada a ver com você. Você vai até o guarda-roupa e escolhe esse suéter azul horroroso para dizer ao mundo que se leva muito a sério para se importar com o que veste” da famosa cena* do filme “O Diabo veste Prada” ilustra a imagem e opinião do senso comum acerca do “Universo da Moda”.

Também diz sobre o total desconhecimento de todo o processo criativo até que a peça se popularize e chegue às lojas de departamento.

Atriz Anne Hathaway usando o famoso suéter azul celeste
Cena clássica do suéter azul celeste – O Diabo veste Prada

Um clássico suéter azul como esse mostrado no filme, foi pensado por um profissional como tendência cerca de três anos antes de estar disponível nas vitrines: passou por toda uma pesquisa, onde foi idealizado conforme o público alvo.

Além disso, passou por todo processo da cadeia de produção e comercialização da indústria têxtil que “…inclui as seguintes etapas: produção de fibras, produção de fios, produção de tecidos, tingimento, estampagem e acabamento.” (FRINGS, 2012, pg.110)**.

Para compor a cor da peça, ou mesmo de uma coleção, a indústria da Moda utiliza-se dos padrões divulgados pela empresa Pantone, utilizadas inicialmente pela indústria gráfica.

Anualmente, o Pantone Color Institute pesquisa tendências e, com base nisso, escolhem a cor do ano. Confira no site da MSN uma publicação muito interessante sobre as últimas cores escolhidas pela empresa desde os anos 2000***.

Enfim, são muitas pessoas, muitos estudos, milhões de empregos diretos e indiretos, e muito, mas muiiiiito dinheiro envolvido no mundo da Moda, sendo impossível não ser afetado por ela!

É importante também resgatar, dentro de uma estética minimalista pautada em valores como a sustentabilidade, o conceito de Slow-Fashion que prevê um consumo de moda consciente, com peças de qualidade, enquanto o Fast-Fashion com sua velocidade de produção e consumo acelerados, não enfatiza tanto a qualidade e durabilidade das peças****.

Embora o brasileiro tenha como característica a vaidade, muitas vezes não possui referências sobre a cultura, a história do vestuário, os conceitos e processos elencados acima.

Tudo que escolhemos remete ao nosso estilo de vida, construído através de vivências e apropriações de acordo com o meio que vivemos e também das prioridades de cada um.

Mark Zuckerberg e o seu estilo minimalista de se vestir!

Mark Zuckerberg, o grande empresário, visionário, influenciador, criador de tendências optou por um estilo minimalista, visto que a sua rotina com inúmeras decisões a serem tomadas exigem praticidade ao se vestir. É o estilo “Normcore”, simples e objetivo*****.

As mulheres, por sua vez, ainda estão descobrindo a viabilidade de um visual mais clean e básico, como forma de otimizar o seu tempo.

Mas é possível você ousar com acessórios, bolsas, sapatos, brincos para fugir do trivial. É possível ter um básico, chique e com alguns adornos.

Confira abaixo alguns looks femininos completos que você pode ser refém, sem preocupações.

Com certeza até mesmo a própria “Miranda” não resistiria a looks tão elegantes como esses:

Look 1 – Miranda & Poá em Copacabana

Look feminino completo composto por um macacão feminino longo de poá, uma max colar, e uma sandália marrom
Look completo feminino com destaque para o macacão de poá

 
Look 2 – Jantando com Miranda

Look feminino completo composto por vestido midi tubinho preto, max colar com pedra, e scarpin
Lindo look completo feminino

Look 3 – Contratada por Miranda

Look feminino completo composto por saia de couro midi, camisa feminina nude e scarpin preto com abertura na parte de trás
Look feminino completo social

Gostou dos looks? Ganhe 20% de desconto na compra dos looks completos!

REFERÊNCIAS:

*https://www.youtube.com/watch?v=ZpSgO1XwW24

**Frings, Gini Stephens. Moda [recurso eletrônico] : do conceito ao consumidor / Gini, Stephens Frings ; tradução: Mariana Belloli ; revisão técnica: Eloize Navalon, Luiz Carlos Robinson. – 9. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Bookman, 2012.


***https://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/casa-e-decoracao/todas-as-cores-do-ano-da-pantone-desde-2000/

****http://www.mrflymoda.com.br/blog/design-2/fast-fashion-x-slow-fashion-diferencas-e-impactos-sociais-e-ambientais/

*****https://blog.ferricelli.com.br/estilo-normcore-para-homens-mark-zuckerberg-e-steve-jobs/